Estamos vivendo um momento delicado em todo o mundo. Para o Brasil, observamos que tem sido impactado grandemente sobre questões na área da saúde e economia, e isso mobilizando diretamente nas questões financeiras da grande maioria da população.
Empresas fazem neste momento reduções de custos, muitos são desligados das companhias, e o que vem na mente das pessoas neste momento é: O que acontecerá daqui para frente? Como devo distribuir minhas questões financeiras?
Este momento de fato, é chegada a hora de sentar e fazer o que muitos não gostam: planejar.
Planejar, para muitos, nem sempre é fácil, mas deveria ser um hábito contínuo em nossas vidas. Em conversa com uma amiga que reside na Itália a muitos anos, é uma prática da cultura italiana na infância aprender as questões financeiras. Observo então uma falta de habilidade no Brasil, por não fazer o mesmo, em lidar melhor com suas questões financeiras, de uma hora para outra tem sido difícil para muitos, o momento é de parar e entender o que deverá ser reduzido e não piorar a situação a cada novo mês.
O Objetivo principal, é aprender a formalizar sua receita e despesas, e se estiver tendo dificuldades econômicas, procurar reduzir os gastos que são desnecessários para você e sua família.
Se educar em meio a uma pandemia mundial, não é fácil, afinal, tudo muda de um dia para o outro. Mas devemos entender, se nunca foram feitos controles financeiros familiar, agora é a hora de aprender, e deve ser feito a curto prazo, isso devido a tantas mudanças continua que tem acontecido em nossa nação neste momento. Aprender a identificar onde está tendo gastos que estão desnecessários, ou programações que estavam sendo analisadas para serem realizadas, como exemplo: festa de aniversário para filho, compra de carro ou casa, festa de casamento, entre outros.
Você poderá postergar essas realizações pessoais fácil, não será abrir mão momentaneamente do que você desejava a algum tempo, mas será viável para preservar de possíveis dívidas, que o deixará mais preocupado do que no cenário atual.
Ficar de braços cruzados não é da cultura do brasileiro, muitos se reinventaram nesse período. Alguns que foram desligados da empresa, para muitos despertou o desejo de abrir seu próprio negócio voltado muitas vezes por um desejo que já tinha em sua vida, mas nunca houve coragem de colocar em prática, ou até mesmo para acrescentar em sua renda, e este está sendo o momento, de muitos se se desenvolveram para venda de roupas, de doces, sendo motorista de aplicativos, entre outros.
E isso tudo para acrescentar em sua renda familiar, então colocar em prática a possibilidade de reservas financeiras para ocasiões como estamos vivendo, suas reservas podem não no momento, mas já como proposta, definir valores do quanto poderá reservar todos os meses para atingir um determinado objetivo ou utilizar somente quando for no último caso, exemplo questões de saúde.
Dessa forma muitos estão desenvolvendo suas habilidades despertadas de algo que gostariam e não tinham planejado, despertando um prazer maior do que atuar em uma empresa privada.
Então, vale a pena aprender e se educar financeiramente. Tendo em vista que muitos não tem essa facilidade, propomos a aplicação de nossa consultoria onde orientamos e ensinamos nossos clientes a devida educação financeira familiar, para que você possa programar melhor e adequar a sua vida financeira.
Texto: Daniela Antonelli, consultora responsável pela Dantonelli Consultoria
Este artigo é um resultado da live realizada no Instagram, em Março-2021, disponível no canal do youtube https://youtu.be/Wdx-gq_lZJM
Realizado com a parceira profissional Eliandra Rocha de Ely Carter – Cartas e Contos – Itália – https://www.elycarter.com/
Site para serviços: https://dantonelli.com.br/
Contate-nos para serviços: +5511 4240-3033