Quantas feiras de negócios ou eventos comerciais no segmento no qual você atua você pretende visitar este ano?
Feiras de negócios sempre estiveram no topo dos meus interesses profissionais. Além de conhecer as novidades e tendências, as feiras são a oportunidade de ampliar o conhecimento, trocar experiencias, encontrar as empresas com as quais trabalhamos e conhecer outras.
Conceitos como sustentabilidade, formação, novas tecnologias e novos modos de olhar para o próprio negócio são temas que são geralmente abordados.
Além de tudo isso, a coisa mais interessante que pode acontecer numa feira é conhecer outras pessoas e buscar inspirações para aplicar na própria atividade comercial.
Não sou muito fã do inglesismo e por isso evito usar a palavra networking que em português significa rede. Se por um lado a palavra networking nos leva a ideia de criar conexões, por outro lado, prefiro pensar no outro significado que atribuímos em português a palavra rede: a rede de pesca.
O bom pescador sabe que tipo de rede usar, conhece bem as águas onde pesca, sabe em qual horário sair para pescar e quem levar consigo, sabe quais os objetos que lhe serão uteis.
Portanto, se vamos a uma feira ou a um evento comercial, com a ideia de que vamos para “pescar”, é necessário que nos preparemos bem. De onde parte a preparação?
A primeira coisa é se reunir com os responsáveis por departamento e perguntar:
1 – Quais são os fornecedores com os quais tivemos problemas? Que tipo de problema? E’ importante que todos deem a sua contribuição: mercadoria quebrada, notas fiscais erradas, problemas com os prazos de pagamento não respeitados, codificação errada de mercadoria, atrasos na entrega, onde não teve colaboração de ambos, etc.
2 – Quais são os produtos por fornecedor que não tivemos sucesso nas vendas? Por quê? Faltou treinamento? Faltou material de marketing? Problema de comunicação e divulgação? Preço? Atingimos o público alvo? E’ um produto que se encaixa na nossa proposta? Qual é a nossa taxa de responsabilidade nisso?
Um comprador tem que saber destes detalhes porque um comprador informado, tem maior poder de negociação.
3 – Como e quando eu vou chegar lá? Basta um dia para visitar tudo? Quem eu DEVO visitar? E o mais importante: Quem vai comigo?
Quem vai comigo? Por que é importante?
Passando pelo pressuposto que feira não é passeio nem passarela de desfile, sendo um evento no qual pode contribuir ao sucesso da atividade profissional ou não, quem nos acompanha em feira tem um papel importantíssimo.
O que avaliar em um colaborador para decidir quem levar a uma feira:
Organização
Para ir a uma feira com a carga de informações que esta requer, é necessário que seja uma pessoa organizada. Isso significa que o profissional precisa ter facilidade de lidar com tabelas, saber onde estão os expositores-chaves, quais assuntos a tratar. Por isso é necessária uma linha de comunicação aberta entre o comprador e quem o acompanha. Muitas vezes é indicado até agendar o horário da visita. Aqui na Europa se faz muito isso. As empresas agendam horários para as reuniões com os fornecedores / clientes e parceiros com uma lista dos assuntos a tratar.
Gerenciamento de tempo
Uma coisa é o tempo a ser dedicado ao atual fornecedor e as novidades que este propõe em feira; outra coisa é o tempo dedicado a descoberta e possível avaliação de novos fornecedores.
Capacidade de comunicação
Feiras regionais muitas vezes não requerem o conhecimento de outros idiomas, no entanto, se uma feira é nacional, mas tem uma abertura internacional, e dependendo do setor isso pode acontecer, agora é importante que quem quem irá à feira representando a empresa saiba mais de um idioma. Nos últimos dos casos, dependendo do setor e da importância do evento, contrate um tradutor se necessário. Não se permita perder oportunidades de negócio por problemas de idioma, pode ser fatal. Se a feira é internacional, agora o inglês é essencial.
Abro aqui um capítulo sobre o inglês. E’ importante falar bem um idioma? Obvio que sim. No entanto, eu não sou do parecer daquela ideia “inalcançável se você não mora fora e não pratica o idioma 24h por dia” que ouço muito por aí: você domina o idioma? Meus amigos, muita gente não domina nem o próprio idioma, e a gente exige que dominem a língua inglesa?
Não estou nem apelando para a mediocridade, mas nem colocando alvos quase impossíveis de serem alcançados, que servem somente para a gente se frustrar.
O ideal que está ao alcance de todos é o Business English, o inglês para negócios. Se é Business English significa que a pessoa precisa saber: apresentar a empresa, agendar encontros, solicitar amostras, negociar prazos e descontos, falar de problemáticas de trabalho. Não significa que tenha a obrigação de traduzir um decreto-lei da comunidade Europeia sobre a norma para exportação de sapatos!
Capacidade de observação de detalhes
Todos sabemos como ir a uma feira é cansativo, é muita informação e podemos correr o risco de não ver um produto, passar batido. Estar acompanhado por pessoas observadoras, que pescam detalhes ou as coisas no ar, pode ser um ponto a favor da tua atividade. Outra coisa é que gente observadora está atenta as conversas e aos acordos feitos.
Faça saber o que você está fazendo!
Hoje somos todos pessoas públicas e estamos online. Ter consigo alguém que se ocupe de fazer as fotos dos produtos novos que foram escolhidos, que tenha a sabedoria para filtrar o que postar nas redes sociais e como, é muito fundamental. Mas como eu faço para filtrar o que postar ou não? Uma boa pergunta é: Seria relevante para a minha vó saber disso? Para o meu público é importante saber disso? Que valor esta informação agrega A IMAGEM DA MINHA EMPRESA? Postar tudo não é bom e pode cria um efeito contrario.
Os clientes precisam saber que você está atento as novidades do mercado, que você se informa, que a tua empresa não parou no tempo.
A quantidade de colaboradores a serem levados a uma feira de negócios ou evento comercial é proporcional ao tamanho da empresa e de quais objetivos pensa para a sua empresa precisa atingir e quando e com quem. Estas foram algumas dicas sobre como se preparar para uma feira.
Me conta quais são as feiras que você pretende visitar e o que mais você faz, além disso, para se preparar para elas.
Um abraço!